sábado, 11 de agosto de 2012

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 3º ANO/DEZEMBRO DE 2012


 Já sabemos que os gêneros CHARGES e TIRAS são também da tipologia do argumentar. A tarefa agora é ir ao BLOG http://piedadeteodoro.blogspot.com.br/2012/08/genero-do-argumentar-charge.html para desenvolver todas as atividades sugeridas.



Entre em contato com os gêneros CHARGE e TIRA que também exploram a tipologia do argumentar

Leia as CHARGES e TIRAS com atenção, observando não só a exposição escrita, mas também a visual para, em seguida, responder as questões propostas.  



Atente às afirmações abaixo.
1.      A charge é um gênero composto por uma linguagem verbal e uma linguagem visual com o objetivo de criticar, por meio do humor, um problema social, político, no caso, a violência.
  1. Observando as charges em questão, pode-se afirmar que ambas discutem a falta de paz e o excesso de violência.
  2. Para entender a primeira charge “A pomba da paz no divã”, não é necessário que o leitor saiba que o pombo branco é símbolo da paz em nossa cultura.
  3. O humor da charge, que possui a pomba como personagem, é conseguido não só pelo aspecto linguístico, mas também visual.
  4. A paciente “Pomba da Paz” necessita das orientações de um profissional analista, pois está se sentindo preterida: a violência está ocupando o espaço dela.
  5. Na charge nº 2, o pombo branco, como já se sabe, é o mensageiro da paz; mas se observa que a charge cria essa imagem de forma irônica: o pombo, deitado no divã do analista, revela, com a expressão facial, um descontentamento com a situação de violência, já o analistata se mostra, com um charuto na boca, um descaso em relação à mesma situação.   
  6. A charge nº 1 critica diretamente a violência na cidade do Rio de Janeiro, pois a figura explorada se refere ao principal cartão postal do Brasil, o Cristo Redentor carioca.
  7. Não é necessário que o leitor saiba que a escultura “Cristo Redentor” é símbolo da paz em nossa cultura para entender a primeira charge “A pomba da paz no divã”,                                                                                                                                                            Aponte a afirmação VERDADEIRA.       
a      As afirmações 1, 2 e 3 são falsas.
        Todas as afirmações são falsas.
       Todas as afirmações são verdadeiras.
       As afirmações 3 e 8 são falsas.

Leia o artigo “Paz social”, de Gilberto Dimenstein para que realize a atividade proposta.

          Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
         Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social. Paz social significa é poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. È nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a idéia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança. Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
       É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.
      A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século XX. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua. (DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 20. ed. São Paulo: Ática, 1993.).

Atente às afirmações abaixo.
I.                    A produção de um artigo de opinião pressupõe a existência de uma situação social de comunicação em que estejam envolvidos, por exemplo, um jornal ou uma revista, seu editor, um articulista convidado e os leitores, isto é, pessoa interessadas em conhecer a opinião do referido articulista sobre determinados assuntos.
II.                  A tese do artigo de opinião “Paz social”  é “Está comprovado que a violência só gera violência”, crianças que vivem na rua se preparam para ser adultos marginais.
III.               A autoria utiliza como argumentos para sustentar a tese: “a rua serve para a criança como uma escola preparatória”; “Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala.
IV.                Paz social significa é ter tranqüilidade e a certeza de poder andar pelas e voltar sãos e salvos para casa.
V.                  O autor do artigo defende que o adulto marginal, na maioria das vezes, foi talhado ao longo da meninice marginal, morando nas ruas sem apoio dos adultos.
VI.                A garantia de paz social é a garantia de direitos iguais para todos.
VII.             De acordo com o texto, a situação de “infância marginal”, isto é, crianças que vivem sem amparo das autoridades e da sociedade em geral, é característica de pais de terceiro mundo.
VIII.           Após a leitura do artigo “Paz social”, parte da obra “O cidadão de papel”, de Gilberto Dimenstein, percebe-se que o título se relaciona ao problema social sociais enfrentados no artigo em questão, pois sugere que os direitos do cidadão brasileiro  são tratados com fragilidade como um papel.
IX.                A violência continua sendo tema também no artigo de Dimenstein.

33. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS com base na leitura do artigo de opinião “Paz social”, de Gilberto Dimenstein. 

A) II, III, IV e V, apenas.
B) I, II, IV e V, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) Todas as afirmações estão corretas. 
E) I, II, III, IV  V, VIII e X.

DESENVOLVER AS ATIVIDADES SUGERIDAS E, EM SEGUIDA, CONSTATAR NOTA, ACERTOS E ERROS 
http://www.fisicafacil.pro.br/simulado-charges.htm   



CHARGES E TIRINHAS NO VESTIBULAR

Analise a charge acima:
 a) Que resposta o professor esperava ouvir?
b) Como a frase foi interpretada pelo aluno?
c) Qual a crítica implícita na resposta do aluno?


1- UNIFESP
Considere a charge



I. O advérbio já, indicativo de tempo, atribui à frase o sentido de mudança.
II. Entende-se pela frase da charge que a população de idosos atingiu um patamar inédito no país.
III. Observando a imagem, tem-se que a fila de velhinhos esperando um lugar no banco sugere o aumento de idosos no país.
Está correto o que se afirma em
A) I apenas.
B) II apenas.
C) I e II apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.

2-UNIFESP
É correto afi  rmar que a charge visa

A) apoiar a atitude dos alunos e propor a liberação geral da frequência às aulas.
B) enaltecer a escola brasileira e homenagear o trabalho docente.
C) indicar a defl  agração de uma greve e incentivar a adesão a ela.
D) recriminar os alunos e declarar apoio à política educacional.
E) criticar a situação atual do ensino e denunciar a evasão escolar.

3- GV
I. A resposta esperada pela menina era “a rua”.
II. Na frase de Mafalda, no segundo quadrinho, Miguelito é o sujeito da oração.
III. Em português, o sujeito de uma oração pode ser inexistente, como em “Choveram reclamações na empresa por causa do apagão na Internet.”
IV. A resposta de Miguelito seria compatível com a pergunta:
Ao prefeito cabe que responsabilidade?
Pela leitura das afirmações, conclui-se que
A)nenhuma delas está correta.                           D) apenas III e IV estão corretas.
B) apenas I e III estão corretas.                           E) todas elas estão corretas.
C) apenas II e III estão corretas.


4-UFSCAR
Trata-se de uma charge publicada por um jornal brasileiro por ocasião da eleição do sul-coreano Ban Ki-Moon,
como presidente da ONU, e da realização de um teste nuclear a mando do ditador norte-coreano Kim Jong-il.
a) Como a diferença de emprego sintático do verbo vencer modifica o sentido das duas frases?
b) “Reconstrua” as duas frases, de maneira que os sentidos sugeridos pelas imagens fiquem, também, explí-
citos no texto escrito.


5- INSPER
O que motivou o apito do juiz foi
a) a necessidade de empregar a ênclise para seguir a norma-padrão.
b) o uso de um objeto direto no lugar de um objeto indireto.
c) a opção pelo pronome pessoal oblíquo “o” em vez de “a”.
d) a obrigatoriedade da mesóclise nessa construção linguística.
e) a transgressão às regras de concordância nominal relacionadas ao pronome.
6- INSPER
Para criticar a possível aprovação de um novo imposto pelos deputados, o cartunista adotou como estratégias
a) polissemia das palavras e onomatopeia.
b) traços caricaturais e eufemismo.
c) paradoxo e repetição de palavras.
d) metonímia e círculo vicioso.
e) preterição e prosopopeia.
7- UNIFESP
Analise as armações.
I. O efeito de humor da charge advém da ideia de engano na ligação, decorrente das diferentes formas para enunciar o mesmo nome.
II. Em determinados contextos comunicativos, Wilson e Wirso podem ser usados como formas equivalentes, dependendo da variante linguística de que se vale o falante em sua enunciação.
III. A frase — NÃO. É O WILSON. — manteria o sentido com a omissão do ponto após o advérbio não.
Está correto o que se a  rma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

8- INSPER
Na edição 2177, de 11/08/2010, a revista Veja publicou a reportagem Falar e escrever bem: rumo à vitória,com dicas para não “tropeçar” no idioma durante uma entrevista de emprego.


Identifique a alternativa que apresenta uma explicação INADEQUADA para a correção feita.
a) Houve algumas dificuldades: o verbo “haver”, no sentido de “existir” é impessoal e não admite flexão.
b) O chefe bloqueou meu último pagamento: deve-se empregar um sinônimo, pois o verbo “reter” é defectivo.
c) Seguem anexos dois trabalhos: é preciso estar atento à concordância verbal e nominal.
d) Já faz cinco anos: quando indica tempo decorrido, o verbo “fazer” deve permanecer no singular.
e) Se eu dispuser de uma boa equipe: o verbo “dispor” deve seguir a conjugação do verbo “pôr”.


9- UNICAMP 2011


a) Nessa tira de Laerte a graça é produzida por um deslizamento de sentido. Qual é ele?
b) Descreva esse deslizamento quadro a quadro, mostrando a relação das imagens com o que é dito.

10- INSPER 2012
Leia a charge.


No contexto apresentado, o personagem expressa-se informalmente. Se sua frase fosse proferida em norma padrão da língua, assumiria a seguinte redação:
A) Fazemos o seguinte: a gente ressuscita o Bin Laden e lhe matamos de novo.
B) A gente faz o seguinte: ressuscita o Bin Laden e lhe mata de novo.
C) Nós faremos o seguinte: ressuscitamos o Bin Laden e matamos ele de novo.
D) Façamos o seguinte: a gente ressuscitamos o Bin Laden e matamos de novo.
E) Façamos o seguinte: nós ressuscitamos o Bin Laden e o matamos de novo.

11- INSPER 2011



Levando em conta as informações do primeiro quadrinho, identifique a alternativa que apresenta a palavra
que também sofreu alterações na acentuação gráfica devido à regra mencionada.
a) plateia
b) heroico
c) gratuito
d) baiuca
e) caiu

12- UNICAMP




Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário.
a) Qual é essa representação? Ela é adequada ou inadequada? Justifique.
b) Explique como o uso da expressão “bom pra burro” produz humor nessa propaganda.
13- INSPER 2008

Levando-se em conta o emprego da crase no trecho “…não obedecia à minha mãe”, no último quadrinho da tirinha a seguir, é lingüisticamente adequado afirmar que ela é
a) necessária, pois nela ocorre a fusão de preposição “a” com pronome demonstrativo “a” e está diante de palavra feminina.
b) inadequada, uma vez que o verbo “obedecer” é transitivo direto e não admite preposição.
c) facultativa, pois, embora complete um verbo transitivo indireto, com preposição obrigatória, está diante de um pronome possessivo feminino.
d) obrigatória, por conter a junção da preposição “a” com artigo feminino “a” anteposta a um pronome.
e) incorreta, porque, independentemente do fato de ocorrer a fusão de preposição com artigo, nunca ocorre crase diante de pronomes.

14- UNIFESP
Texto I
Texto 2
Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos: e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho (...) E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias.)
01- Com base nas informações do texto 1, é correto afirmar que Leonardo
A) acreditava que a vida no Brasil poderia ser tão interessante quanto a de Portugal.
B) saiu de Portugal em companhia de sua namorada, Maria da Hortaliça.
C) buscava um ofício lucrativo e agradável no Brasil, como o que tinha em Portugal.
D) veio ao Brasil em razão de seu enfado com a vida que levava em Portugal.
E) via o Brasil como um lugar de raras chances de êxito pessoal.



15- UNICAMP 2ª FASE
É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro.
a) Explique o recurso utilizado para caracterizar o modo de falar das personagens na tira.
 b) É possível afirmar que esse modo de falar caracterizado na tira é exclusivo do universo rural brasileiro? Justifique.

16. Unifesp 2008
Considere o texto e analise as três afirmações seguintes.



I. A frase Toda criança deve ser assistida quanto ao seu direito à atenção e ao carinho dos adultos está correta quanto aos sentidos propostos no texto e também quanto à regência.
II. Deve-se interpretar a referência do pronome você como criança, conforme sugerido pelo título do texto.
III. As duas orações que compõem as perguntas estabelecem entre si relação de adversidade.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I.                                         D) I e II.
B) II.                                        E) II e III.
C) III.

17- GV 2011
Analise a tira.
Elas já querem mais festa
(Luís Fernando Veríssimo. As cobras do Veríssimo,
23.02.2007. Adaptado.)
Observe a função sintática da expressão “o carnaval”, no primeiro quadrinho, e de “adiamentos”, no segundo.
As palavras grifadas desempenham essas mesmas funções sintáticas, respectivamente, em:
A) Não temos mais desculpas. / Quando é a Páscoa?
B) Vamos enfrentar a realidade. / Não temos mais desculpas.
C) Vamos festejar a Páscoa. / Basta de preocupações.
D) Chega de reclamações. / Quando é o Carnaval?
E) Aproxima-se o Natal. / Basta de reclamações.

19- 
Considere a charge


Analisando a charge, é correto afirmar que
I. A troca de uma letra e, consequentemente, de um fonema, é responsável por parte do efeito de humor do texto.
II. Em “Refém Casados”, há erro de concordância.
III. Supondo que duas pessoas tivessem seus direitos políticos suspensos, uma charge que pretendesse aproveitar a frase do vidro do veículo não alteraria a primeira palavra e sim a segunda, que seria grafada da seguinte forma: caçados.
IV. No contexto, não é possível depreender a referência do pronome este em neste estado.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I e II.                                         D) I, II e III.
B) II e III.                                       E) II, III e IV.
C) III e IV.
21- UNICAMP 2010
Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens.

a) Explique como as imagens ajudam a estabelecer as
relações metafóricas no enunciado “Mesmo que o
globo fosse quadrado, O GLOBO seria avançado”.
b) Indique uma característica atribuída pela propaganda ao produto anunciado. Justifique

22- FUVEST 2009

23) Corrija os pronomes da tirinha abaixo e justifique sua resposta:

http://fatimalp.blogspot.com.br/2012/03/charges-no-vestibular.html

Nenhum comentário: